Info-Guia
Bacia hidrográfica do rio Minho
A bacia hidrográfica do rio Minho é constituída por toda a área de drenagem que vai ter ao curso principal, que é o rio Minho. É uma área com cerca de 17000 Km2, da qual apenas 5% está em Portugal, a restante área pertence à Galiza e Castela e Leon (Espanha).
O rio Minho nasce na Serra da Meira, província de Lugo, e faz uma viagem com uma extensão de cerca de 330 Km até chegar ao mar, em Caminha/La Guardia. Os 75 Km finais servem de fronteira entre Portugal e Espanha. O principal afluente do rio Minho é o rio Sil que nasce na proximidade dos Montes Cantábricos e conflui no rio Minho na zona de Ourense.
A bacia hidrográfica do rio Minho é uma área importante em termos de valores naturais e a estratégia que Homem arranjou para proteger a fauna e a flora com valor em termos ecológicos, foi condicionar o uso em determinadas áreas. Por isso, em muitas zonas desta bacia hidrográfica existem áreas classificadas, como por exemplo: na zona da nascente existe uma reserva da biosfera; a zona internacional do rio Minho pertence à rede Natura 2000; no concelho de Melgaço existe uma parte que pertence ao Parque Natural Peneda-Gerês; junto a Tui existe o Parque Natural do monte Aloia.
O estuário, que é a zona do rio em que sente a influência da maré, que no caso do rio Minho são cerca de 40 Km, é uma zona especial de proteção para as aves aquáticas. No norte Portugal, a seguir à Ria de Aveiro, o estuário do rio Minho, é das zonas mais importantes no que diz respeito às aves aquáticas.
Aquário 1
Aquário 2
Aquário 3
Aquário 4
Aquário 5
Aquário 6
Aquário 7
Aquário 8
Aquário 9
Lontrário