Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

Logo VN Cerveira mais AquaMuseu

História

imagem

Junto à margem do rio Minho e integrado numa envolvente natural de Vila Nova de Cerveira, surge um espaço público que transporta para dentro de quatro paredes toda a riqueza daquele curso de água internacional.

O Aquamuseu do rio Minho é um projeto da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira que nasce da vontade e proposta apresentada, em 1991, pelo Doutor Carlos Antunes, no sentido da criar um equipamento de domínio público para promoção e divulgação do património natural e cultural associado ao Rio Minho.

Durante o desenvolvimento do projeto, e atentas à importância presente e futura, foram várias instituições que colaboraram na sua divulgação, caso da Associação da Estação Hidrobiológica do Rio Minho, assim como instituições de carácter científico da Universidade do Porto, nomeadamente o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.

De portas abertas desde 13 de julho de 2005, o Aquamuseu do rio Minho tornou-se num dos maiores polos de atração turística de Vila Nova de Cerveira, alcançando uma média de 25 000 visitantes por ano.