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Outros Grupos

imagem“Pintar os peixes do rio Minho” (1hora)

Após uma visita guiada ao Aquário e ao Museu das Pescas, as crianças e jovens participantes são desafiadas a cimentar os conceitos apreendidos através de um trabalho de pintura e/ou plasticina, dando aso à imaginação e criatividade de cada um.

 

 

 

 

 

 

imagem“Conhecer as plantas” (1, 2 ou 3 horas)

Com o propósito de estimular o sentido de pesquisa e de observação usando paralelamente materiais como papel, plasticina, barro e gesso, esta atividade pode incluir visitas à zona envolvente do Aquamuseu para recolha de material biológico (ex: folhas, paus e frutos) e posterior observação e registo.

 

 

 

 

 

imagem“Conhecer os animais” (1, 2 ou 3 horas)

A proposta é a de recolher algum material biológico (pequeno animais de um ribeiro) para uma posterior análise e registo. Recorrendo ao uso de lupas e posterior estudo dos animais encontrados, esta atividade procura estimular o sentido de pesquisa e observação por parte das crianças.

 

 

 

 

 

imagem“Como os animais se protegem” (1 a 2 horas)

Vamos falar de animais com penas, com escamas, com pêlo ou com carapaça e também de animais que são mesmo capazes de mudar de cor para se camuflarem? Esta é uma atividade em que as crianças ficam a saber as diferentes formas que os animais têm para se protegerem das condições ambientais ou mesmo de passarem despercebidos na Natureza.

 

 

 

 

 

imagem“Os pequenos animais que vivem no sedimento” (1, 2 ou 3 horas)

Em laboratório ou na margem de um ribeiro, ou nos dois cenários (dependendo do tempo que o grupo tem para executar a ação), há pequenos animais que nos podem dar informação sobre a qualidade da água, promovendo o conhecimento sobre as características do sedimento e os organismos que aí vivem (macroinvertebrados).

 

 

 

 

 

 

 

 

imagem“Alterações climáticas e ciclo da água” (1, 2 ou 3 horas)

Atividade em que são explorados conceitos como o ciclo da água e alterações climáticas. Os alunos vão ficar a saber as “voltas” que a água dá e a importância de poupar água. O tema das alterações climáticas do planeta e o modo como isso está a afetar os animais e as plantas, é igualmente abordado.

 

 

 

 

imagemPedipaper (1hora)

Quais os teus conhecimentos sobre aspetos da bacia hidrográfica do rio Minho? No espaço envolvente ao Aquamuseu do rio Minho, os participantes são alvo de um teste temático. De forma simples e divertida, a equipa tem de responder a uma série de questões realizadas, podendo recorrer às placas informativas existentes nas diferentes zonas.

 

 

 

 

 

imagem“O Meio Físico e Químico” (1, 2 ou 3 horas)

Esta atividade convida a colocar em prática algumas das fórmulas aprendidas no contexto de sala de aula, explorando conceitos associados à bacia hidrográfica: topografia, afluentes, substratos e caudal. Em relação à água, os alunos têm contacto com instrumentos que medem parâmetros como temperatura, oxigénio, pH, nitratos, amónia, dureza, entre outros. A atividade pode só decorrer no laboratório ou também no campo, dependendo do tempo solicitado para atividade.

 

 

 

 

imagem“Os peixes” (2 ou 3 horas)

Atividade que explora as artes de pesca artesanal em uso no rio Minho, assim como métodos de captura para fins científicos. No laboratório do Aquamuseu exploram-se métodos de trabalho relativos à classificação, características morfológicas, biometria e anatomia interna.

 

 

 

 

 

imagem“Alterações climáticas e ciclo da água” (1, 2 ou 3 horas)

Atividade em que são explorados conceitos como o ciclo da água e alterações climáticas. Os alunos vão ficar a saber as “voltas” que a água dá e a importância de poupar água. O tema das alterações climáticas que estão a ocorrer no planeta e o modo como isso está a afetar os animais e as plantas, é igualmente abordado.

 

 

 

 


imagem“Conhecer o estuário do rio Minho” (1 ou 2 horas)

Em pleno estuário do rio Minho e no interior de uma embarcação do Aqaumuseu, os jovens ficam aprendem a importância da investigação científica para o conhecimento dos ecossistemas aquáticos. Ao longo do percurso, são dadas informações sobre as caraterísticas físicas do estuário (dinâmica de correntes, assoreamento e parâmetros físico-químicos), biológicas (distribuição de espécies piscícolas, vegetação e aves) e antrópicas (poluição e pesca). Esta atividade pode complementar uma visita guiada ao Aquamuseu do rio Minho.