Lontrário
Lontrário
Neste espaço encontra-se a viver um animal que está presente na bacia hidrográfica do rio Minho, a lontra. As lontras, de água doce são mamíferos que em quase toda a Europa estão em vias de extinção, sendo que em Portugal são um animal protegido de maneira a preservar as existências das mesmas nos nossos rios. Estes animais foram perseguidos ao longo dos tempos muito por culpa da sua pele, o que as fez diminuir muito de número por toda a europa.
Nos tempos de hoje são a destruição das margens, a poluição e a introdução de espécies exóticas, como é o caso do visão americano que compete com elas pelos abrigos e alimento, que têm contribuído para que estes animais estejam ameaçados em muitas bacias hidrográficas.
As lontras de rio são então mamíferos bioindicadores, pois só as vamos encontrar em zonas onde a água está limpa e não haja falta de alimento, que precisam de viver junto de linhas de água doce, pois não toleram nada bem a água salgada, têm o corpo todo coberto de pelo, sendo que esse pelo é praticamente impermeável. Conseguem ver muito bem dentro e fora da água, são capazes de fechar as narinas para não entrar agua para os pulmões, são capazes de aguentar vários minutos debaixo de água sem respirar, têm uma capa bastante grossa de gordura debaixo da pele que lhes protege do frio e para nadar muito bem têm membranas interdigitais muito desenvolvidas e uma cauda que lhes serve como leme e propulsor extra. Alimentam-se principalmente de peixe, mas também comem aves, rãs, cobras, lagostins, ovos e mesmo alguns frutos silvestres que encontrem junto da margem.