Apresentação
Observações, registos e iniciativas anteriores levam ao conhecimento de que os rios são “canais silenciosos” de despejo e fluxo do lixo de origem terrestre para os Oceanos.
A perceção dos impactos que causamos com as escolhas do dia-a-dia, quer no rio, quer nos oceanos, é muito limitada, sendo por isso importante a aposta na sensibilização para este tema.
LowPlast, a Arte de Reduzir o Plástico, é um projeto financiado por EEA Grants, promovido pelo Aquamuseu do rio Minho - Município de Vila Nova de Cerveira, em parceria com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho, a Fundação Bienal de Cerveira e o Instituto Interdisciplinar de Artes - DTK, parceiro sediado na Noruega.
Objetivos
- Fortalecer a sensibilização para redução e prevenção de plásticos nos Oceanos, nomeadamente, através de ações de sensibilização para a necessidade de reduzir o consumo de plásticos de utilização única e garrafas de plástico;
- Incentivar a sua valorização após o uso, dando sentido prático à expansão da Economia Circular.
Expetativas
- Participação ativa de público diversificado nas ações de monitorização;
- Envolvimento de diferentes stakeholders em Boas Práticas;
- Ampla sensibilização de turistas nas épocas balneares por intermédio da Arte;
- Disseminação em eventos nacionais e internacionais e canais digitais.
Destinatários
Fast-food | Mercados locais | Restaurantes | Bares de praia e fluviais | Hotéis e alojamentos locais | Pescadores e mariscadores | Utilizadores dos espaços públicos, praias fluviais e zonas costeiras.