Plástico é o principal resíduo contaminador do rio Minho

23 Março 2021

No dia Mundial da Água, o projeto LowPlast deu a conhecer alguns dos resíduos plásticos que contaminam o rio Minho. No decorrer deste projeto, estão previstos passeios de sensibilização para a problemática do consumo de plástico descartável que intensifica a poluição dos rios e oceanos.

Indubitavelmente, os rios são “canais silenciosos” de despejo e fluxo do lixo de origem terrestre para os Oceanos. A perceção dos impactos que causamos com as escolhas do dia-a-dia, quer no rio, quer nos oceanos, é muito limitada, sendo por isso importante a aposta na sensibilização para este tema.

O LowPlast, a Arte de Reduzir o Plástico, é um projeto financiado por EEA Grants, promovido pelo Aquamuseu do rio Minho - Município de Vila Nova de Cerveira, em parceria com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho, a Fundação Bienal de Cerveira e o Instituto Interdisciplinar de Artes - DTK, parceiro sediado na Noruega.

Os principais objetivos visam fortalecer a sensibilização para redução e prevenção de plásticos nos Oceanos, nomeadamente, através de ações de sensibilização para a necessidade de reduzir o consumo de plásticos de utilização única e garrafas de plástico; e incentivar a sua valorização após o uso, dando sentido prático à expansão da Economia Circular.