Já arrancaram as atividades físicas afetas ao IN COMMON SPORTS +
Iniciado o processo de recrutamento de participantes para o projeto europeu ‘IN COMMON SPORTS + Fit, Food and Fun for Elderly’ (2021-2023), os municípios portugueses de Vila Nova de Cerveira (coordenador) e de Viana do Castelo (parceiro) têm inscritas e avaliadas, até ao momento, 69 pessoas. Atividade física monitorizada, com caráter semanal, é a fase seguinte.
Esta terceira versão das Olimpíadas Intergeracionais, candidatada ao programa europeu Erasmus + Sport, com a designação ‘In Common Sports +: Fit, Food and Fun for Elderly’, conta com seis parceiros europeus, e visa ampliar o interesse e a participação desportiva ativa entre os seniores, promovendo estilos de vida saudáveis. Estão previstas duas sessões de treino semanais para um total de 500 seniores envolvidos, num investimento de 350 mil euros a ser implementado entre 2021 e 2023.
Neste momento, os 33 participantes de Vila Nova de Cerveira já iniciaram os treinos no dia 1 de junho, duas vezes por semana com a duração de uma hora. Viana do Castelo prevê iniciar esta atividade no decorrer do mês de setembro.
O exercício físico planeado e monitorizado começa com a fase do aquecimento para, posteriormente, serem realizados exercícios específicos e treino de jogos, concluindo com alongamentos. Desde o primeiro contato, os participantes revelaram entusiasmo com o início do projeto, pois a pandemia Covid-19 condicionou a atividade física, assim como o contacto com amigos.
Liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, o ‘In Common Sports +: Fit, Food and Fun for Elderly’ pretende alavancar a necessidade de aprofundar conhecimentos e consolidar a essência do projeto através de novas abordagens, mantendo a colaboração preponderante dos municípios do Alto Minho. Além de Vila Nova de Cerveira (Portugal), o consórcio é constituído por pela Comune di Cesena (Itália), Obshtina Aksakovo (Bulgária), Zoldpont Egyesulet Es Szerkesztoseg (Hungria), Universidad de Vigo (Espanha), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal) e Public Institute for Sport Nova Gorica (Eslovénia).