Autarquia vai investir 300 mil euros na 1ª fase de requalificação da antiga EN302
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apresentou, na passada sexta-feira, na Freguesia de Covas, o projeto de requalificação da antiga EN302, que liga Covas a Candemil. De um investimento total de 2.1ME, a empreitada será dividida em três fases, com os primeiros trabalhos a avançar ainda durante este mês de maio, na zona mais urbana de Covas.
Durante a apresentação pública, o autarca cerveirense realçou uma intervenção “que potencia a coesão territorial, com incidência nos territórios menos próximos dos centros e que precisam de melhores condições, nomeadamente de vias de comunicação, viária e digital (fibra ótica já implementada no concelho)”. Fernando Nogueira explicou ainda que “neste momento, a viação rural não está sujeita a qualquer financiamento, pelo que as obras são feitas, exclusivamente, à custa do orçamento municipal”. E exemplificou: “Esta 1ª fase corresponde a um investimento de 300 mil euros, mas se houvesse candidaturas para esta área, esse valor corresponderia a uma obra superior a 1ME. É mais um esforço suplementar que o Governo coloca sob as autarquias, e que tem de ser concretizado em prol da segurança e comodidade dos munícipes”.
Já o Presidente da Junta de Freguesia de Covas, André Araújo, disse tratar-se de “uma obra há muito desejada” e que, para melhor servir os interesses da população, “a junta foi um parceiro ativo e colaborante na elaboração do projeto agora apresentado”.
Em traços gerais, o projeto de requalificação total da antiga EN302 abrange 7.7kms de extensão, mas o investimento estimado de 2.1ME obriga a autarquia a executar os trabalhos por etapas, pelo que a apresentação pública incidiu sobre a 1ª fase que vai avançar no imediato, entre maio e setembro. Trata-se de uma intervenção de cerca de 1km, entre a Igreja Paroquial de Covas e a ponte sobre o rio Coura, mas de uma grande importância pois é onde se concentram os equipamentos e espaços mais frequentados da Freguesia de Covas.
Com um investimento totalmente municipal de 300 mil euros, esta 1ª fase prevê a criação de passeios e a definição de bermas, a resolução de problemas hidráulicos, o reforço de sinalização, a criação de mais estacionamento, a reorganização de espaços nomeadamente em frente à sede da Junta de Freguesia e, por fim, a pavimentação do piso. O principal objetivo é proporcionar condições de maior segurança, mobilidade e acessibilidade que até aqui não existem, quer para peões quer para condutores.
A 2ª fase, entre a Igreja Paroquial de Covas e o Lugar do Real, será inscrita no orçamento municipal para 2022, com um investimento de 300 mil euros, e uma intervenção muito semelhante à primeira por ser em zona igualmente mais urbana. Já para a 3ª e última fase, entre o Lugar do Real e a Freguesia de Candemil, o autarca cerveirense referiu estar “na expetativa de que possa obter financiamento com outro enquadramento que não exclusivamente municipal”.
No final, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira incentivou os munícipes de Covas a “amadurecer” a apresentação do projeto e, se oportuno, “dar os seus contributos de melhoria ou procurar esclarecer dúvidas que possam surgir”, pois os técnicos municipais estão disponíveis para auscultar e ajudar a que os trabalhos causem o menor impacto possível nas rotinas diárias das pessoas.