‘Ilhas de Plástico’ sensibiliza para importância de evitar os plásticos descartáveis de uso único

24 Novembro 2020

A instalação artística “Ilhas de Plástico”, que se encontra na “Praia da Lenta”, em Vila Nova de Cerveira, está a ser concebida para o projeto LowPlast, com recurso a plásticos de uso único, entre outros desperdícios.

Porquê?

• Porque produzimos mundialmente cerca de 400 milhões de toneladas de plástico por ano! Porque até hoje, apenas 9 % de todo o plástico produzido foi efetivamente reciclado!
  • Porque neste momento flutuam ou se escondem nos oceanos, cerca de 100 milhões de toneladas de fragmentos plásticos!
  • Porque é fundamental criar alternativas ambientalmente inteligentes!

Estamos na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, cujo tema deste ano são os “Resíduos invisíveis”, aqueles que são gerados em grandes quantidades durante os processos de fabrico dos produtos que consumimos, bem como os resíduos de embalagens que descartamos após utilizar esses produtos, alienando-nos da responsabilidade do seu destino, tal como quem os produziu.

Numa economia circular, todos os resíduos deverão entrar num novo ciclo, evitando assim a extração desnecessária de matérias-primas e a excessiva carga de resíduos que a produção e o consumo pouco conscientes acarretam para o Ambiente.

Faça a sua parte, evite os plásticos descartáveis, de uso único.

Clique no link abaixo, de outro projeto também liderado pelo Aquamuseu do rio Minho, e encontre várias alternativas reutilizáveis: http://www.ondaverdevaledominho.pt/pages/709

#EEAgrantsportugal
#Semanaeuropeiadeprevençãoderesíduos