Aquamuseu dinamiza ação de limpeza terrestre da Praia da Foz do Minho

01 Setembro 2020

O Aquamuseu do rio Minho associa-se à Fundação Oceano Azul para assinalar o Dia Internacional de Limpeza Costeira, com uma ação agendada para dia 19 de setembro, às 15h00, na Praia da Foz do Minho, em Caminha. Inscrições necessárias através do email aquamuseu@cm-vncerveira.pt

A iniciativa internacional agrega, num primeiro momento, a apresentação do livro “Clara e Ilha de Plástico” de Liliana Geraldes, seguindo-se a ação de limpeza da praia selecionada, abrangendo o lixo marinho que é eliminado, abandonado ou perdido em ambiente costeiro.

A comemoração do Dia Internacional de Limpeza Costeira foi criada pela organização Ocean Conservancy, com o objetivo de promover a proteção dos oceanos, o sistema de sustento à vida do planeta, que representa 70% da extensão da Terra e que alimenta mil milhões de pessoas. Estima-se que entre 5 milhões a 12 milhões de toneladas de plástico entupam os oceanos todos os anos, matando mais de 1 milhão de aves marinhas (90% delas come plástico) e mais de 100 mil tartarugas, focas e baleias, para além de um imenso número de peixes.

O Dia Internacional de Limpeza Costeira, de 19 a 27 de setembro, com ações de limpeza terrestres. Todos os anos é organizada a maior limpeza voluntária do planeta, envolvendo milhões de pessoas espalhadas pelo mundo.

Saiba mais sobre outras ações a decorrerem em Portugal em www.oceanoazulfoundation.org