'Foto em Ação' - o desafio que propõe mudanças positivas
Sabemos que os nossos gestos diários podem influenciar as alterações climáticas e o futuro do planeta.
Por isso as nossas escolhas, enquanto cidadãos, têm o potencial de agravar a destruição dos recursos naturais, ou pelo contrário e desejável, amenizar a nossa pegada ecológica e atuar no sentido da preservação e bom uso destes recursos.
Por isso o projeto Onda Verde no vale do Minho, desenvolvido pelo Aquamuseu do rio Minho, convida todas as pessoas a entrarem num desafio que vai mudar velhos hábitos pouco ecológicos nas nossas casas e rotinas, e também contribuir para uma nova forma de estar, mais consciente, mais harmoniosa, mais leve.
Os objetivos deste desafio são simples e pretendem incentivar-nos a repensar a forma de escolher os produtos que compramos, tentar reduzir a quantidade de embalagens que usamos, reutilizar as embalagens sempre que possível, e separar o que já não serve, para ser reciclado.
Como funciona?
Trata-se de um desafio fotográfico, que todos podemos realizar com facilidade nas nossas casas ou no trabalho:
- Na primeira semana deste desafio, fotografe as compras dispostas em cima de uma mesa e escolha 4 produtos que compra frequentemente e que contenham embalagens de plástico.
- Nas semanas seguintes, vai substituir gradualmente, esses 4 produtos, ou mais se quiser, por outro tipo de embalagens.
- Partilhe com o Projeto Onda Verde as fotos dessas mudanças.
- Algumas dicas de substituições que pode fazer:
- Trocar cápsulas de café descartáveis, por cápsulas recicláveis ou café em pó na cafeteira.
- Usar uma garrafa de água reutilizável e uma chávena para o sumo, café ou chá, em lugar de copos de plástico descartáveis.
- Preferir bolachas com embalagem de cartão reciclado ou caseiras, em vez de bolachas embaladas em pacotes individuais de plástico.
- Usar palhinhas reutilizáveis em vez de descartáveis.
- Trocar o gel de banho em frasco de plástico, por sabonete.
- Substituir a escova de dentes de plástico, por uma escova de dentes em bambu ou madeira de fonte sustentável.
Descubra todos os detalhes e mais dicas no site do projeto Onda Verde: http://www.ondaverdevaledominho.pt/pages/709