Lampreia do rio Minho, um símbolo da região com impacto no país
Até 15 de abril, a lampreia do rio Minho volta a ser a atração dos cardápios de dezenas de restaurantes dos seis concelhos do Vale do Minho. A apresentação da XI edição da iniciativa “Lampreia do Rio Minho - Um Prato de Excelência” decorreu, esta segunda-feira, em Caminha, e contou com a presença dos vários responsáveis e representantes dos municípios alto-minhotos, pescadores, associações, instituições e apreciadores desta iguaria típica. A sessão de pública culminou com a degustação do tradicional arroz de lampreia confecionado por um pescador e sua esposa.
O Município de Vila Nova de Cerveira fez-se representar pelo Presidente e Vice-presidente, Fernando Nogueira e Vitor Costa, respetivamente, além de apresentar um exemplar do bolo Cerveirense e de dar a conhecer a vasta programação cultural prevista até ao dia 15 de abril, com teatro, dança, desporto, arte floral e a especificidade da quadra pascal, bem como a diversidade de experiências entre arte e beleza natural.
O certame “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” afirma-se como um dos maiores cartazes de promoção gastronómica da região, promovido conjuntamente entre os Municípios de Caminha, Melgaço, Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira, e a ADRIMINHO - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho e a Associação de Pescadores Profissionais do Rio Minho e Mar.
No Vale do Minho, a iguaria gastronómica é servida todos os fins-de-semana, até 15 de abril. Às dezenas de restaurantes aderentes desta região, a fama da lampreia do rio Minho é amplamente reconhecida, sendo solicitada para ser servida à mesa em vários pontos do país.