Exposição sobre “A Boga” até final de julho

05 Junho 2017

O Aquamuseu do Rio Minho promove mais uma exposição temática, desta vez dedicada à boga, de 4 de junho a 31 de julho.

Junto à entrada do Aquamuseu do Rio Minho, os interessados terão a oportunidade de observar os diversos painéis de registo informativo e fotográfico em que o destaque é a boga. Estão expostas algumas das caraterísticas morfológicas, a descrição da espécie, o habitat, a reprodução e as ameaças deste peixe tão caraterístico das bacias hidrográficas do Norte.

A boga é uma espécie muito sensível à poluição nas linhas de água e à introdução de espécies exóticas que competem com eles à procura do mesmo alimento. Possui a boca retangular, caraterística única desta espécie, na qual o lábio inferior possui uma membrana óssea que lhe permite raspar o fundo para obter algas e filamentos que formam a base da sua dieta. Vive nos cursos médios dos rios mas, também, podem encontrar-se em muitas barragens, sendo que é, apenas, encontrada em Portugal e Espanha.