Novo botirão exposto no Museu das Pescas

23 Março 2016

O Museu das Pescas do Aquamuseu do Rio Minho conta com uma nova peça que vem enriquecer ainda mais o acervo disponibilizado aos visitantes deste equipamento. Trata-se de uma réplica de um botirão usado para capturar lampreias nas pesqueiras de Vilar de Mouros (rio Coura).

Á entrada do Aquamuseu, o visitante é confrontado com uma vasta área expositiva que pretende manter viva a memória da atividade da população ribeirinha ao nível da pesca artesanal.

Temas como a construção dos barcos, a manutenção das redes, as diferentes artes de pesca incluindo de algumas zonas da Galiza, são explorados no Museu das Pescas através da mostra de maquetes, utensílios, instrumentos em tamanho real e fotografias.

Imagem de 1956.