“Lixo … do Rio para o Mar” patente no Aquamuseu

30 Novembro 2015

O Aquamuseu do Rio Minho e a Associação Portuguesa de Lixo Marinho (APLM) apresentam, até 30 de Dezembro, em Vila Nova de Cerveira, a exposição “Lixo … do Rio para o Mar”. O objetivo é sensibilizar a comunidade sobre as consequências do lixo sobre os ecossistemas aquáticos.

Esta mostra pretende informar a sociedade sobre a verdadeira dimensão do problema do lixo, em particular do plástico, no rio e no mar. O que é o lixo marinho, de onde vem, como afeta o meio-ambiente e o Homem e quais as ações que podemos tomar para combater este problema.

Alterações simples dos hábitos pessoais, como redução do uso de sacos de plástico, escolha correta da pasta de dentes e cremes de cosmética, podem contribuir para uma relação mais saudável com o Ambiente.

De sublinhar que mais de 70% da superfície do nosso planeta está coberta por oceanos que suportam uma grande variedade de habitats e uma grande biodiversidade. Infelizmente, o meio marinho é utilizado extensivamente como um local de despejo de lixo doméstico e industrial, diretamente ou através dos rios, conduzindo a potenciais impactes negativos nos ecossistemas e economia.

Lixo marinho é qualquer material duradouro, fabricado ou processado que é descartado, eliminado ou abandonado na costa ou no mar. Cerca de 70% de todo o lixo marinho é constituído por plásticos e os restantes 30% correspondem a outros materiais como vidro, papel, metal, têxteis entre outros.

“Lixo … do Rio para o Mar” está patente, até dia 30 de dezembro, no Aquamuseu do rio Minho.