XII Simpósio Ibérico: Cerveira-Tomiño reúne ciência e cooperação para a defesa do rio Minho
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade que visa refletir sobre os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço. Pela segunda vez, este evento bienal realiza-se fora de Vila Nova de Cerveira - depois da 2.ª edição ter decorrido em Melgaço - acontecendo no Espazo Isaura Gómez, em Tomiño.
Durante dois dias, investigadores, técnicos e gestores ambientais de Portugal e da Galiza vão partilhar conhecimento e debater temas como a qualidade da água e poluição no rio Minho e afluentes, a gestão de espécies autóctones e exóticas (presente e ameaças futuras), o estado atual das populações de peixes migradores e a literacia e cidadania ambiental.
A abertura do encontro está a cargo da alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, António Quintas, e entre as entidades participantes destacam-se o CIIMAR – Universidade do Porto, o MARE – Universidade de Lisboa, o IPMA, a Universidade de Santiago de Compostela, a Junta da Galiza, o Instituto de Investigações Marinhas (CSIC), a Universidade de Vigo e a Associação Herpetológica Espanhola, entre outras instituições científicas e ambientais de referência.
O programa inclui ainda um workshop temático subordinado ao tema “Da conservação à inovação: conciliar espécies autóctones e exóticas. Qual o contributo da tecnologia científica?”, que apresentará projetos e soluções aplicadas noutras regiões, com o objetivo de inspirar respostas inovadoras aos desafios que se colocam à bacia do rio Minho.
O XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho reforça o compromisso de cooperação transfronteiriça entre Cerveira e Tomiño e promove uma reflexão conjunta sobre a biodiversidade, a sustentabilidade e o futuro comum do rio que une os dois territórios. Pela sua essência integra a operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através da convocatória INTERREG VA POCTEP.
Para mais informações e/ou inscrições, os interessados devem contactar o Aquamuseu do Rio Minho, através do telefone 251 708 026 ou do email aquamuseu@cm-vncerveira.pt O programa completo está disponível em: https://aquamuseu.cm-vncerveira.pt/pages/594 .