Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

Logo VN Cerveira mais AquaMuseu

Projeto Migra Miño-Minho é finalista do Prémio Natura 2000 da Comissão Europeia na categoria de cooperação transfronteiriça

Migra minho 3 1 980 2500
30 Março 2022

O projeto de cooperação transfronteiriça Galiza-Norte de Portugal, Migra Miño-Minho, do qual o Município de Vila Nova de Cerveira é parceiro, é um dos finalistas da 6ª edição dos Prémios Natura 2000, atribuído pela Comissão Europeia, entre as 40 candidaturas apresentadas pelos países membros da União Europeia. Um júri de peritos anunciará os vencedores das cinco categorias, numa cerimónia agendada para o próximo mês de maio, em Bruxelas. Complementarmente, cabe ao público europeu escolher o vencedor do Prémio Cidadania Europeia entre todos os projetos finalistas.

Em Vila Nova de Cerveira, o projeto é promovido pelo Município através de um consistente trabalho dinamizado pelo Aquamuseu do rio Minho. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apela ao voto para que este projeto possa alcançar esta meritória distinção. Para Rui Teixeira, “a distinção seria um reconhecimento do trabalho conjunto realizado entre a Galiza e o Norte de Portugal em matéria de proteção da biodiversidade e conservação da natureza”.

O Prémio Natura 2000 reconhece os esforços feitos pelos países europeus na proteção e restauração de ecossistemas naturais, através de ações de conservação e de sensibilização para habitats e espécies. O âmbito do projeto Migra Miño-Minho enquadra-se perfeitamente nestes critérios, tendo como principal desafio a proteção e a gestão sustentável do espaço natural de fronteira que forma a sub-bacia internacional do rio Minho, desde a barragem de Frieira (província de Ourense) até a sua desembocadura, incluindo os seus afluentes ou tributários de Portugal e da Galiza (superfície de 1934 km2), através de uma melhoria das condições do habitat fluvial e de medidas que contribuam para o estado de conservação das populações de peixes migradores existentes.

Entre as cinco categorias previamente estabelecidas - Conservação em Terra; Conservação Marinha; Benefícios Socioeconómicos; Comunicação; e Cooperação Transfronteiriça -, o projeto Migra Miño-Minho figura nesta última categoria, sendo o único projeto de cooperação transfronteiriça entre Espanha-Portugal a ser nomeado para a 6ª edição do Prémio Europeu Natura 2000.

Dado que o projeto vencedor em cada categoria será selecionado por um júri de peritos e anunciado, em maio, durante a cerimónia de entrega dos Prémios Europeus Natura 2000, em Bruxelas, cabe ao público europeu a responsabilidade de escolher o vencedor do Prémio Cidadania Europeia de entre todos os projetos finalistas, numa votação pública que pode ser realizada até 27 de abril no site da Comissão Europeia (https://ec.europa.eu/environment/natura-2000-award/current-edition/protecting-migratory-fish-spain-and-portugal_en#ecl-inpage-1823).