Comemoração do Dia Mundial da Árvore

21 Março 2022

O Aquamuseu do Rio Minho celebrou mais um “Dia Mundial da Árvore” e o início da primavera. Entre os dias 16 e 18 de março, técnicos do Aquamuseu colocaram, em diversas árvores do Parque de Lazer do Castelinho, 50 caixas-ninho decoradas por cerca de 250 crianças das escolas do concelho de Vila Nova de Cerveira.

Simultaneamente, também se procedeu a uma limpeza e manutenção das caixas-ninho já existentes, ação que permitiu verificar uma taxa de ocupação superior a 75%, com ninhos de pássaros no seu interior.

Estes resultados confirmam o sucesso da iniciativa que tem como objetivo principal despertar a consciência da população para as diferentes funções das árvores nos ecossistemas, contribuindo para o seu equilíbrio ao facilitar a nidificação de espécies, como o chapim-azul, muito importante no controlo de pragas na natureza.