Alcalde de Pájara (Canárias) conheceu potencialidades de Vila Nova de Cerveira

04 Março 2022

O Alcalde do Ayuntamiento de Pájara, da Comunidade Autónoma das Canárias, Pedro Armas Romero, acompanhado pelo Concejal Don Alejandro Cacharrón Gómez, foi recebido, esta quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e pelas vereadoras Carla Segadães e Sónia Guerreiro, antes de iniciar uma visita por alguns dos serviços turístico-culturais do concelho. A comitiva teve a oportunidade de conhecer as instalações e o modo de funcionamento do Arquivo Municipal, da Biblioteca Municipal, do Aquamuseu do Rio Minho e da Fundação Bienal Internacional de Arte de Cerveira.

Na receção de boas-vindas, o autarca cerveirense agradeceu o interesse do município espanhol em conhecer “mais profundamente as muitas potencialidades de Vila Nova de Cerveira”, elogiando a estratégia de se aproveitar as boas práticas existentes e replicá-las com as necessárias adaptações, além de abrir portas para a concretização de “um futuro protocolo entre ambos os concelhos, com especial incidência nos jovens e nos seniores”. Rui Teixeira apresentou Vila Nova de Cerveira como “um concelho harmonioso e multifacetado”, que detém “a segunda zona industrial do distrito com maior crescimento, uma beleza natural ímpar que confere um turismo de natureza de excelência, o ex-libris artístico-cultural da Bienal Internacional de Arte e a singularidade da cooperação transfronteiriça consubstanciada na Eurocidade Cerveira-Tomiño com o rio Minho como elemento de união”.

Durante a visita, Pedro Armas Romero enalteceu “a perspetiva de futuro que o Executivo Municipal tem para Cerveira e deixou o convite para visitar Pájara assim que for oportuno”. Também o Consejal Alejandro Cacharrón Gómez, que tem fortes ligações pessoais ao concelho, onde residiu durante 15 anos, recordou “o privilégio de ter presenciado o desenvolvimento de Vila Nova de Cerveira”. O agora responsável pelos pelouros da acessibilidade, indústria e património do Ayuntamiento de Pájara salientou esta ser uma excelente oportunidade “agora na qualidade de político, para adquirir informação e analisar possíveis intercâmbios, além de continuar a alavancar e consolidar o turismo, do qual o município de Pájara vive”.

Pájara é um município espanhol, na província de Las Palmas, comunidade autónoma das Canárias, com 383,52 km² de área e 21 093 habitantes (dados de 2019), com uma forte componente turística.