Meixão, as 'enguias de vidro'

15 Fevereiro 2022

Com o intuito de monitorizar e compreender melhor a fase do meixão, o Aquamuseu do Rio Minho mantém um permanente e consistente estudo em torno do ciclo de vida, mudanças e comportamentos que a enguia tem ao longo da sua vida.

Na fase inicial de vida, o meixão costuma ser chamado de enguia de vidro, porque quando estão a chegar são completamente transparentes! Não obstante, com o tempo começa a pigmentar na barbatana caudal e cabeça e, na fase final, começam a alimentar-se e a completa pigmentação dá-lhe o aspeto pelo qual é mais conhecido (enguia amarela).

Embora controversa, a pesca de meixão é o único recurso que existe quando o objetivo é a aquacultura ou o repovoamento, dado que ainda não se conseguiu fechar o ciclo de vida em cativeiro. Barragens e poluição são as ameaças principais para esta espécie, não esquecendo as mudanças climáticas, os parasitas e a pesca furtiva.