Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

Logo VN Cerveira mais AquaMuseu

Aquamuseu acolhe exposição itinerante “Poluentes Emergentes” do Projeto Norwater

Exitinerante  poluentes emergentes  projeto norwater 1 980 2500
01 Fevereiro 2022

Parceiro do projeto Norwater que incide sobre os poluentes emergentes, o Aquamuseu do Rio Minho expõe, durante o mês de fevereiro, no edifício da EB2,3/S de Vila Nova de Cerveira, uma exposição que alerta para esta problemática, através de quatro roll’ups e folhetos de apoio.

A finalidade do Projeto NOR-WATER (Poluentes emergentes nas Águas da Galiza – Norte de Portugal: novas ferramentas para a gestão de risco) passa pela identificação dos principais poluentes emergentes (EPs) e respetivas origens nas bacias hidrográficas do Norte de Portugal e da Galiza, mas também pelo desenvolvimento, implementação e harmonização de ferramentas inovadoras no sentido de mitigar o impacto dos EPs nas massas de água. O projeto contribuirá ainda para uma melhoria da qualidade das águas e potenciará a implementação da Diretiva Quadro da Água no âmbito transfronteiriço.

Este projeto, cuja coordenação é assegurada pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020. Para além do CIIMAR, os restantes parceiros incluem a Universidade de Santiago de Compostela, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Instituto Tecnológico para o Controlo do Meio Marinho da Galiza, o Centro Tecnológico do Mar (Fundação CETMAR), a Agência Portuguesa do Ambiente, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.