Registadas primeiras etiquetas de sável e lampreia

19 Junho 2021

O laboratório do Aquamuseu do rio Minho contou com a participação de alguns pescadores locais para formalizar o registo de algumas etiquetas colocadas em lampreia e sável.

Com esta ação pretende-se que, na próxima época de pesca de peixes migradores (a partir de janeiro 2022), se possa envolver pescadores, intermediários, restaurantes (de forma voluntária), consumidores, investigadores e autoridades marítimas, num projeto piloto e, assim, alargar a escala a toda a região do Vale do Minho internacional.

O objetivo final é, em conjunto, conseguir entender se a garantia de origem dos peixes migradores do rio Minho pode ajudar na sua conservação e gestão; se acrescenta valor na cadeia de comercialização através de melhores práticas e consequente reconhecimento por parte dos consumidores.