Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

Logo VN Cerveira mais AquaMuseu

Projeto pioneiro “Onda Verde” gera resultados positivos no Vale do Minho

Onda verde 1 980 2500
30 Junho 2021

Os contributos do projeto “Onda Verde no Vale do Minho” são notórios ao nível da interação com distintos públicos-alvo. O estudo nos seis concelhos do Vale do Minho dotou as entidades envolvidas de um melhor conhecimento da gestão de resíduos existente na região, de forma a trabalhar ações que visem o alcance das metas nacionais e europeias definidas nesta matéria.

De caráter pioneiro, o projeto foi alavancado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, através do Aquamuseu do rio Minho, e contou com o envolvimento dos Municípios de Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura e Caminha, as Juntas de Freguesia, as famílias, as escolas e as empresas.

Com ações dirigidas a grupos-alvo, este projeto resultou num diagnóstico, em sessões informativas/sensibilização, mini-cursos de compostagem e fornecimento de conteúdos para produtos de informação (plataforma Lixo-Zero, Website e aplicação Onda Verde e guias de compostagem e reciclagem).

A conclusão do projeto “Onda Verde no Vale do Minho”, financiado pelo POSEUR com comparticipação Fundo de Coesão de 82 mil euros, revelou um maior conhecimento por parte dos stakeholders envolvidos, a adoção de novos hábitos na reciclagem e na compostagem e permitiu ainda concluir critérios e medidas relevantes para dar continuidade ao tratamento destas temáticas.