Projeto pioneiro “Onda Verde” gera resultados positivos no Vale do Minho

30 Junho 2021

Os contributos do projeto “Onda Verde no Vale do Minho” são notórios ao nível da interação com distintos públicos-alvo. O estudo nos seis concelhos do Vale do Minho dotou as entidades envolvidas de um melhor conhecimento da gestão de resíduos existente na região, de forma a trabalhar ações que visem o alcance das metas nacionais e europeias definidas nesta matéria.

De caráter pioneiro, o projeto foi alavancado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, através do Aquamuseu do rio Minho, e contou com o envolvimento dos Municípios de Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura e Caminha, as Juntas de Freguesia, as famílias, as escolas e as empresas.

Com ações dirigidas a grupos-alvo, este projeto resultou num diagnóstico, em sessões informativas/sensibilização, mini-cursos de compostagem e fornecimento de conteúdos para produtos de informação (plataforma Lixo-Zero, Website e aplicação Onda Verde e guias de compostagem e reciclagem).

A conclusão do projeto “Onda Verde no Vale do Minho”, financiado pelo POSEUR com comparticipação Fundo de Coesão de 82 mil euros, revelou um maior conhecimento por parte dos stakeholders envolvidos, a adoção de novos hábitos na reciclagem e na compostagem e permitiu ainda concluir critérios e medidas relevantes para dar continuidade ao tratamento destas temáticas.