Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

Logo VN Cerveira mais AquaMuseu

Publicada obra 'Rio Minho-suas naturezas e gentes'

Rio minho genets e natureza 1 980 2500
24 Março 2021

"Rio Minho-suas naturezas e gentes" é um livro publicado no âmbito do projeto COOPERMINHO, que tem por objetivo valorizar os produtos da pesca do rio Minho, divulgando o património natural e cultural associado ao rio Minho, com recurso à ilustração científica.

O projeto “Contribuição para a gestão e valorização de produtos da pesca do rio Minho – COOPERMINHO” liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, através do Aquamuseu do Rio Minho, envolveu o GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro.

Com execução até 30 de setembro de 2020, este projeto integrou a medida “Promover uma Pesca Sustentável, Eficiente, Inovadora e Competitiva”, na Ação “Inovação e Conhecimento” e na Intervenção “Parcerias entre Cientistas e Pescadores”. Os objetivos principais que norteiam este projeto são: a valorização dos recursos piscícolas do rio Minho e do património sociocultural associado, junto dos consumidores; a implementação de boas práticas junto dos profissionais envolvidos na atividade; e a promoção da sustentabilidade dos recursos explorados. Foi preocupação maior que os objetivos gerais do projeto de valorização e gestão sustentável de recursos piscícolas desta região englobassem uma forte componente de comunicação onde, naturalmente, se insere a produção, edição e publicação desta obra, para além de outros produtos comunicacionais.

A publicação e divulgação desta obra é efetuada no âmbito da prestação de serviços denominada: “Valorização da Produção Piscatória do Rio Minho – Contribuição para a Gestão e Valorização de Produtos da Pesca do Rio Minho (Cooperminho) – Comunicação e Formação Sócio-ambiental da Comunidade Local para a Valorização dos Recursos Piscícolas do Rio Minho”, financiada via Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e pelo Programa Mar2020 – Programa Operacional Mar 2020 Aviso nº5 /2016 (Inovação e transferência de conhecimentos entre cientistas e pescadores). Esta obra contempla igualmente alguns dos achados resultantes da atividade desenvolvida no âmbito da prestação de serviços denominada: “Valorização da Produção Piscatória do Rio Minho - Contribuição para a Gestão e Valorização de Produtos da Pesca do Rio Minho (Cooperminho) – Estudo da Perceção dos Consumidores e Desenvolvimento da Marca dos Produtos Piscícolas”, igualmente financiada via Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e pelo Programa Mar2020 – Programa Operacional Mar 2020 Aviso nº5 /2016.

O interlocutor em Vila Nova de Cerveira foi o Aquamuseu do Rio Minho, equipamento Municipal, inaugurado em 13 de julho de 2005.