“Peixes Migradores do rio Minho - Ecologia e Património Cultural'

15 Fevereiro 2021

Integrado no projeto MigraMiño-Minho acaba de ser lançada, em bilingue (português e espanhol), a publicação “Peixes Migradores do rio Minho - Ecologia e Património Cultural" que carateriza a bacia hidrográfica do rio Minho, dá a conhecer os seus peixes migradores e os pormenores da atividade da pesca artesanal, além de rescrever memórias dos trabalhadores do rio.

Na introdução pode ler-se: “São muitas as histórias que um rio pode contar. A sua sabedoria não se esgota nas águas, por vezes rudes, que abraçam as suas margens, nos peixes que povoam o seu regaço, nas areias que o moldam mas não o definem, nas árvores que escondem a sua altivez, ou nos barcos que o preenchem num movimento gráfico de graciosidade.

A sua riqueza tem a ver com um passado que nos foi legado, cheio de gentes e costumes, e que nos vai banhando quando navegamos nas ondas do seu tempo. Os que sabem contemplar e entender o rio Minho, usufruem e perpetuam um privilégio único, que é o de poder contar sempre com algo, de quem está continuamente em fuga”.