Animais exóticos encontrados no rio Minho

10 Dezembro 2020

O Aquamuseu do Rio Minho recebeu, há algumas semanas um réptil, conhecido como a tartaruga corcunda do Mississipi (Graptemys pseudogeographica), de uma família que não podia continuar a prestar os devidos cuidados.

No entanto, a tartaruga que aparece na fotografia pertence à mesma espécie e foi apanhada no rio Minho, o que é preocupante pois não se conhecem registos da presença desta espécie neste troço de água.

Preocupante, pois é uma espécie exótica que pode criar alguns desequilíbrios no ecossistema porque compete diretamente com as espécies nativas. Certamente, que a presença deste animal no rio Minho resulta de uma libertação, dado que estes animais são nativos do continente americano.

Assim, o Aquamuseu do rio Minho partilha uma mensagem importante para que a população não liberte animais exóticos para a natureza, procurando em alternativa entregar a uma instituição, oferecer a um familiar ou um amigo que tenha condições para o cuidar convenientemente.