1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras

19 Outubro 2020

Entre os dias 10 e 18 de outubro, o Aquamuseu do Rio Minho e o CIIMAR uniram-se para participar na 1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras. Foram divulgados 12 vídeos para dar a conhecer as espécies exóticas aquáticas presentes no rio Minho, de forma a sensibilizar para os perigos associados a estas introduções.

Organizada pela primeira vez em Portugal, pela Plataforma INVASORAS.PT, esta iniciativa procurou alertar para os graves riscos associados à disseminação de espécies invasoras em Portugal.

As espécies invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global (a 5ª ameaça, de acordo com o IPBSE), além de promoverem outros impactes significativos a nível ambiental, assim como a nível socioeconómico. No âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o ODS 15.8, prevê implementar medidas para evitar a introdução e reduzir significativamente o impacte de espécies exóticas invasoras nos ecossistemas terrestres e aquáticos, e controlar ou erradicar as espécies prioritárias.

A mensagem a transmitir é a de que os cidadãos têm um papel relevante não só na prevenção das invasões biológicas, mas também na mitigação dos seus impactes, pelo que, neste contexto, esta semana pretendeu contribuir para aumentar o conhecimento e sensibilização sobre este tema.