O Robalo - Exposição bimestral online

05 Junho 2020

Ainda a viver o período de pandemia Covid-19, e mantendo-se de portas fechadas, o Aquamuseu do rio Minho reinventa-se e não deixa os seus utilizadores sem conhecimento. Neste sentido, aquela que seria a próxima exposição bimestral - junho e julho - dedicada ao Robalo (Dicentrarchus labrax) é disponibilizada online, através da página no facebook.

Sabia que:

• O robalo é um peixe de água salgada que pode aparecer nos estuários em pequenos cardumes, principalmente na época de verão. De corpo alongado, o seu dorso apresenta uma cor acinzentada com reflexos esverdeados e um ventre esbranquiçado. Este peixe tem duas barbatanas dorsais, sendo que a primeira delas é formada por raios espinhosos. O seu opérculo é caracterizado pela presença de uma mancha escura e dois espinhos. Pode atingir os 80 cm de comprimento e viver até 30 anos.
  • Na sua fase juvenil vivem em cardumes de maneira a se protegerem melhor dos predadores. Na sua fase adulta costumam ser animais solitários ainda que por vezes formam cardumes para atacar outros peixes.
  • O seu período de reprodução varia entre dezembro e fim de março, variando um pouco em função da temperatura da água. A sua alimentação baseia-se principalmente em pequenos peixes e crustáceos, especialmente camarões e caranguejos.
  • É comum encontrar juvenis desta espécie na zona do estuário do rio Minho, inclusive nos canais do sapal. Também, e devido à sua capacidade de suportar salinidades muito baixas, na época do verão, é comum chegarem a Vila Nova de Cerveira exemplares de dimensões consideráveis.
  • O robalo tem um alto valor comercial e é muito apreciado pelos pescadores, sendo que os exemplares maiores podem chegar a atingir um valor considerável. Apesar de ser um peixe capaz de viver em águas salobras ou mesmo água doce é muito sensível à poluição.