Aprender a fazer uma mosca

12 Março 2020

Com o objetivo de divulgar a prática da pesca sem morte, António Rodrigues fez uma demonstração como fazer uma mosca (pluma), no Aquamuseu do Rio Minho.

A pesca com mosca é considerada uma das mais antigas formas de pesca no mundo e também uma das mais artísticas. Atualmente, uma técnica mais desportiva do que de subsistência, a pesca com mosca foi pioneira na filosofia de captura e solta do peixe; sendo que se utilizavam cada vez mais anzóis sem farpa, uma forma de não sacrificar o peixe ao descravar e eventualmente não ferir o pescador, quando este crava uma anzol no seu corpo, conseguindo retirá-lo praticamente sem dor.

Um conjunto de moscas e informações sobre esta prática servem de base, no âmbito do projeto MigraMinho, para uma exposição que pretenderá divulgar a pesca sem morte e a valorização dos recursos aquáticos.