Exposição, palestra e plogging dão a conhecer a fauna e flora de Portugal

17 Fevereiro 2020

Entre esta terça-feira e sábado, um jovem estudante da ETAP Cerveira, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, dinamiza o evento “Minho Ambiente”, no qual a comunidade é desafiada a mostrar, debater e comprometer-se com a preservação e valorização do meio ambiente.

O aluno Rodrigo Quarteu idealizou uma atividade com três ações diferentes, mas complementares. Com inauguração prevista para esta terça-feira, 18 de fevereiro, a Biblioteca Municipal acolhe uma exposição fotográfica temática que junta os registos de fotógrafos amadores e profissionais de todo o país, distribuídos por três categorias, havendo prémios para os primeiros classificados: mamíferos, insetos e aves; peixes, anfíbios e répteis; flora e fungos.

A temática é aprofundada através da realização de duas palestras com a participação da Corema - Associação de Defesa do Património e do Aquamuseu do Rio Minho, expondo as espécies nativas da região do Minho e as espécies do Rio Minho, respetivamente. Estes dois encontros abertos ao público em geral estão agendados para os dias 18 e 21, às 10h30, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Conferindo um caráter de compromisso ambiental, o evento conta com uma ação de Plogging, isto é, um momento de atividade física que faz bem ao corpo e ao meio ambiente. O convite está lançado para esta quinta-feira, pelas 10h00, os interessados participarem numa corrida estilo jogging, na qual se recolhe lixo durante o percurso. No período da tarde, a partir das 14h30, está agendado um workshop para se proceder à divisão do lixo recolhido.

• 18 fevereiro

09h30 - Inauguração da exposição, com a presença de representantes da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Corema
10h00 - Entrega de prémios aos primeiros lugares do concurso
10h30 - Palestra pela Corema sobre as espécies autóctones da região do Minho