Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

Logo VN Cerveira mais AquaMuseu

"O Escalo" em exposição

Exposicao escalo 1 980 2500
04 Dezembro 2019

Entre 4 de dezembro e 31 de janeiro, o Aquamuseu do rio Minho propõe uma visita informativa à exposição sobre o escalo, na qual se evidenciam as características gerais, o habitat e as ameaças deste peixe endémico da Península Ibérica muito sensível à poluição, introdução de espécies exóticas e destruição de habitat.

O Escalo existe em quase todas as bacias hidrográficas portuguesas, estando oficialmente referenciados o Escalo do Norte (Leuciscus carolitertii (Squalius carolitertii)) e o do Sul (Leuciscus pyrenaicus (Squalius pyrenaicus)), designações atribuídas de acordo com o seu habitat natural a norte ou a sul do Rio Mondego. Outros nomes científicos desta espécie como o Leuciscus cephalus, este mais vulgar no Norte da Europa, são igualmente referenciados pelos investigadores, daí uma certa confusão na exacta localização e distribuição de todas as suas variantes.

É um peixe com pequenas dimensões chegando a alcançar como comprimento máximo cerca de 25 cm e um peso que poderá ir até mais ou menos 1 kg como máximo.