Projeto Onda Verde promove o uso de equipamentos para a prática de Compostagem nas escolas do vale do Minho

29 Novembro 2019

As turmas que participam no projeto Onda Verde no Vale do Minho receberam equipamentos para desenvolver compostagem, com os resíduos dos seus lanches e da cantina, como, cascas de frutas e vegetais, juntamente com as folhas e restos de podas dos espaços verdes da sua escola.

O grande objetivo desta componente do projeto Onda Verde é envolver ativamente alunos, professores e funcionários na valorização dos resíduos orgânicos, percebendo que estão a evitar que estes resíduos vão para aterro sanitário, e que, ao mesmo tempo, podem recuperar o seu valor em forma de um composto natural e pronto a ser aplicado nas suas hortas e jardins!

A entrega de compostores construídos em material biodegradável, e a reutilização de alguns equipamentos desativados, concretizou-se com o apoio do Aquamuseu, Municípios e Juntas de Freguesia.

Neste momento existem, nos vários municípios, sete escolas a praticar Compostagem: Melgaço, Monção (Mazedo), Valença (Friestas), Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira, Campos e Covas.