Meixão a entrar no Rio Minho

27 Novembro 2019

Durante este mês de novembro, foi lançada ao rio Minho uma nova vaga de meixões dando início à respetiva monitorização, no âmbito do projeto SUDOANG, cujo principal objetivo é criar ferramentas de apoio à gestão da enguia e dos habitats.

Liderado pelo ATZI, um centro de investigação do País Basco, o projeto SUDOANG tem 1,6 milhões de euros, sendo financiado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder) através do programa Interreg Sudoe. Por isso, SUDOANG vem do nome do programa que financia o projeto e do nome científico da espécie, Anguilla anguilla.

O projeto, com duração de três anos (lançado em 2018), junta dez centros de investigação e universidades – em Portugal, estão envolvidos o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da FCUL e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto – e outros parceiros, nomeadamente gestores locais, regionais e nacionais, como a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas ou a ASAE. Também fazem parte destes parceiros organizações não-governamentais e associações de pescadores.

A enguia-europeia tem sido atormentada pela pesca ilegal, a pesca em excesso, a presença de barragens e as alterações climáticas. Como resultado, agora chegam às costas da Europa só 8% das enguias-europeias que vinham no início dos anos 80.

Vídeo: https://pt-pt.facebook.com/492426870824606/videos/3021933624699141/