Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

Logo VN Cerveira mais AquaMuseu

50kg de lixo removidos da margem do rio Minho

Limpeza do rio minho 2 1 980 2500
08 Outubro 2019

Cerca de 30 pessoas optaram por tornar o feriado nacional de 5 de outubro num dia dedicado à defesa do rio Minho, manifestando a sua preocupação para com a temática da poluição, mas arregaçando as mangas e avançando para o terreno, concretizando a atividade "Limpeza de margens - Rio Minho".

Tendo como objetivo comum identificar as principais fontes de lixo no ambiente aquático, perceber os seus impactos locais e globais, e agir para mudar esse cenário, os voluntários de várias idades conseguiram retirar aproximadamente 50Kg de resíduos da margem do rio Minho, tendo dominado a presença de plásticos e de beatas.

Esta ação foi realizada no âmbito do projeto Onda Verde do Aquamuseu do rio Minho, em parceria a Associação Portuguesa do Lixo Marinho, e as Associações regionais COREMA e RAIA, e contou também com o apoio da Fundação Oceano Azul. Recentemente o projeto Onda Verde no Vale do Minho esteve também presente na 2ª Conferência Portuguesa sobre Lixo Marinho, em Lisboa e no Congresso CouraVeg, em Paredes de Coura, este ano dedicado ao tema Desperdício Zero.