Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

Logo VN Cerveira mais AquaMuseu

“Alto Minho, Paisagens Espécies Histórias” no Aquamuseu

Cim paisagens especies historias   aquamuseu v1 1 980 2500
03 Setembro 2019

Até 15 de setembro, o Aquamuseu do rio Minho acolhe a exposição itinerante “Alto Minho, Paisagens Espécies Histórias”, dinamizada pela CIM Alto Minho, cofinanciado pelo Norte 2020. Objetivo é revelar a beleza da biodiversidade e a riqueza cultural do Alto-Minho.

“O ar que respiramos, os alimentos que comemos, a água que bebemos, o planeta ameno em que vivemos...” A dependência humana da biodiversidade é total e imemorial. Mas não é apenas uma dependência biológica, ela é também cultural: as crenças, os valores, os comportamentos e os objetos criados ao longo de gerações, permitem-nos entender e interagir com a natureza.

Neste espaço itinerante pelos concelhos do Alto Minho, para além de painéis interpretativos existem quiosques multimédia dedicados às três temáticas da exposição (Paisagens, Espécies e Histórias), bem como um documentário e uma misteriosa arca interativa com 20 objetos.

Aqui dá-se a conhecer a beleza da biodiversidade e a riqueza cultural do Alto Minho, como por exemplo: a orvalhinha, a lesma-do-mar, a salamandra-lusitânica, as mouras encantadas, a lenda do lagarto de Lamas de Mouro ou as maias.

A exposição oferece ao visitante uma perspetiva ecológica e social, mostrando algumas das espécies que habitam esta região, explorando uma grande variedade de paisagens e desvendando como os alto-minhotos se relacionam com este território e a sua biodiversidade.

“Alto Minho, Paisagens Espécies Histórias” pode ser visitada até 15 de setembro, no Aquamuseu do rio Minho.