Alunos do 8º ano efetuaram uma limpeza na margem do rio Minho

21 Maio 2019

Mais de 80 alunos do 8º ano da Escola Básica e Secundária de Cerveira, em colaboração com o Aquamuseu do rio Minho, procederam, esta segunda-feira, 20 de maio, a uma limpeza do lixo na margem do rio Minho.

Integrada no projeto ‘Rios’, a presente ação visou avaliar a qualidade da água através da observação de macroinvertebrados e analises físico-químicas no ribeiro de São Gonçalo em dois pontos diferentes. O resultado dessa limpeza teve como balanço a recolha de mais de 32 kg de lixo, subdividido em cerca de 16 kg de material eletrónico/metal, 5 kg de vidro, 0,5 kg de papel, mais de 3 kg roupa/calçado e 8 kg de plásticos, além de ter sido encontrado mais de um milhar de pequenos plásticos resultantes de pequenos filtros, pellets usados pelas indústrias, palitos de cotonetes e chupa chupas, tampas, bem como pequenos plásticos já em decomposição.

Estes resultados demonstram uma grande presença de peças de plástico nas margens do rio Minho, tornando-se assim necessário continuar a sensibilizar as populações, de modo a que as margens dos rios deixem de ter a presença não só de plásticos como de qualquer objeto estranho.