Comunicação do Aquamuseu na 25ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental promovidas pela ASPEA

20 Março 2019

“Aquamuseu do Rio Minho – Educação ambiental na valorização das comunidades locais”. Foi esta comunicação que o diretor do Aquamuseu do rio Minho, Dr. Carlos Antunes, participou na 25ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental promovidas pela ASPEA, que realizadas em Lousada, entre os dias 15 e 17 de março.

Com o tema «Educação Ambiental e diálogo intergeracional: oportunidades e sinergias», o programa das jornadas contou com diversas conferências magistrais, comunicações orais, stands, oficinas pedagógicas e saídas de campo com ações de intervenção, cujos conteúdos se distribuíram por 3 eixos temáticos.

As XXV Jornadas também se debruçaram sobre outro momento marcante das políticas públicas centrais em prol do reforço e dinamização da Educação Ambiental em Portugal – a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA) que vigora até 2020. A concretização da ENEA assenta num trabalho transversal em torno de 16 medidas estratégicas que garantam os compromissos nacionais e internacionais assumidos por Portugal, destacando-se o Acordo de Paris e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. “Valorizar o território” e a intergeracionalidade através de uma educação crítica são alguns dos objetivos da ENEA e também temas centrais das XXV jornadas.