Inaugurada intervenção artística de Gabriela Albergaria no Castelinho

11 Novembro 2018

No âmbito do Desencaminharte’18 - projeto da CIM Alto Minho programado pelo Coletivo HODOS - Vila Nova de Cerveira acolheu, este domingo, o ato inaugural da intervenção artística intitulada ‘Rasgo no Solo do Parque de Lazer do Castelinho’, da autoria da artista plástica Gabriela Albergaria.

Dez autores relevantes no panorama artístico e arquitetónico contemporâneo foram desafiados a intervir na paisagem singular de cada um dos 10 municípios do Alto Minho para que, a partir de uma leitura sensível e afetiva do lugar, haja um diálogo aberto entre o território, a arte, a cultura e a população.

No caso concreto de Vila Nova de Cerveira conhecida, nacional e internacionalmente, como a ‘Vila das Artes’, fruto da ousadia e do exemplo de resiliência das bienais de arte e dos seus fundadores, a artista Gabriela Albergaria inspirou-se na conjugação entre a arte e a natureza para plena contemplação e usufruição da população. No Parque de Lazer do Castelinho foi criada uma fenda no solo, entre choupos e bétulas, emulando as marcas, na terra, das cheias do rio Minho, e transportando, para a margem, a rugosidade granítica das montanhas em volta, com as pedras que suportarão esta obra que marca a sua estreia numa peça ao ar livre.

Devido à ocorrência de chuva, o ato inaugural, que decorreu, este domingo, no Aquamuseu do rio Minho, foi presidido pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, da Vereadora da Cultura, Aurora Viães, e do Secretário Executivo da CIM Alto Minho, Eng.º Júlio Pereira. O Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira abrilhantou a sessão ao interpretar o hino de Cerveira e mais duas canções do seu repertório.

De realçar que a programação do Desencaminharte’18 está a cargo do coletivo HODOS, com o propósito de valorizar os percursos pedestres em Portugal, afirmando-os como elementos de integração ou dissociação na paisagem.

À semelhança do ano anterior, o 2º DESENCAMINHARTE é cofinanciado pelo programa Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte.