E o peixe do trimestre no Aquamuseu é… “A Lampreia”

15 Janeiro 2018

Em cada início de novo ano, já é uma tradição do Aquamuseu do rio Minho promover e abordar mais profundamente o conhecimento sobre a lampreia, dado ser uma espécie de excelência cultural e económica para os concelhos da raia minhota. Assim, até 31 de março, está patente a exposição “A Pesca da Lampreia Marinha no Rio Minho”.

O objetivo da presente mostra é dar a conhecer as caraterísticas gerais, períodos e artes de pesca, a pesca ao longo dos tempos, histórias e ditos.

De sublinhar que, este ano, a safra da lampreia começou a 03 de janeiro e prolonga-se até meados de abril, período durante o qual a espécie volta a entrar nos rios, na direção da nascente, para cumprir a fase de reprodução.

A atividade decorre ao longo dos 35 quilómetros do rio Minho, variando em função da arte utilizada, já que pode ser feita com "lampreeiras", a bordo de embarcações artesanais, ou com pesqueiras armadas arte denominada botirão e cabaceira. Uma lampreia pode medir mais de um metro e pesar cerca de dois quilogramas, sendo considerada uma verdadeira iguaria da região do Minho,

O Aquamuseu do rio Minho encontra-se aberto de terça-feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.