Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

Logo VN Cerveira mais AquaMuseu

Simpósio Ibérico

imagem

 

Organizador

Aquamuseu do Rio Minho (Município de Vila Nova de Cerveira)

Co-organizadores

Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) – U. Porto.

Justificação do Evento

O Aquamuseu do Rio Minho, desde a sua abertura ao público em 2005, tem vindo a desenvolver um trabalho de divulgação do património natural e etnográfico associado à pesca artesanal do rio Minho.

Para além das parcerias em projectos, levadas a cabo com instituições portuguesas e galegas, nomeadamente Universidades e Centros de Investigação, o Aquamuseu tem por missão divulgar a informação científica, dando a conhecer ao público em geral, a estudantes, a professores, a investigadores, a pescadores, às autoridades locais, entre outras, o conhecimento actual sobre a investigação e os estudos realizados na bacia hidrográfica do rio Minho. A realização do Simpósio Ibérico Sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, com uma periodicidade bienal, é uma das vias para atingir esse objectivo, dado que junta participantes de ambos os países, no sentido de actualizar informação e promover a discussão sobre temas pertinentes para a região, tendo por base os recursos naturais.

O papel do Aquamuseu do Rio Minho, na promoção do conhecimento e como elemento aglutinador da informação e da sua disponibilização aos diferentes agentes locais tem vindo a ser reforçado no contexto regional, com reflexo a nível nacional.

Objetivos

Divulgação de projectos em curso ou já concluídos, abrangendo diferentes temáticas e tendo a bacia hidrográfica do rio Minho como área de intervenção. Promover a discussão sobre a gestão dos recursos naturais e sensibilizar para a importância da preservação da biodiversidade associada ao rio Minho.

Os temas do Simpósio são os seguintes: I. Recursos naturais * Ecossistema estuarino e limnológico * Qualidade da água e sedimentos * Florestas * Recursos físicos, biológicos e geológicos II. Actividade humana * Pesca e aquacultura * Agricultura * Lazer e meio ambiente * Poluição III. Gestão * Ordenamento do território e conservação da natureza * Cooperação luso-espanhola * Acção das autarquias e comunidades locais * Legislação e ambiente IV. Educação Ambiental.

Oradores convidados

Maria Paz Ondina – Universidade de Santiago de Compostela (Tema I + III)
José Brilha – Universidade do Minho (Tema I)
Fernando Cobo - Universidade de Santiago de Compostela (Tema II + III)
Sandra Touza – Diplomada en Turismo (Tema II)

 

Programa Final