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3º ciclo e Secundário

imagem“O Meio Físico e Químico” (1, 2 ou 3 horas)

Esta atividade convida a colocar em prática algumas das fórmulas aprendidas no contexto de sala de aula, explorando conceitos associados à bacia hidrográfica: topografia, afluentes, substratos e caudal. Em relação à água, os alunos têm contacto com instrumentos que medem parâmetros como temperatura, oxigénio, pH, nitratos, amónia, dureza, entre outros. A atividade pode só decorrer no laboratório ou também no campo, dependendo do tempo solicitado para atividade.

 

 

 

 

imagem“Os peixes” (2 ou 3 horas)

Atividade que explora as artes de pesca artesanal em uso no rio Minho, assim como métodos de captura para fins científicos. No laboratório do Aquamuseu exploram-se métodos de trabalho relativos à classificação, características morfológicas, biometria e anatomia interna.

 

 

 

 

 

 

imagem“Alterações climáticas e ciclo da água” (1, 2 ou 3 horas)

Atividade em que são explorados conceitos como o ciclo da água e alterações climáticas. Os alunos vão ficar a saber as “voltas” que a água dá e a importância de poupar água. O tema das alterações climáticas que estão a ocorrer no planeta e o modo como isso está a afetar os animais e as plantas, é igualmente abordado.

 

"A diversidade das folhas e suas funções" (1 ou 2 horas)
Nesta atividade são tratados temas relacionados com a morfologia das folhas, nomeadamente a sua forma, recorte e nervação bem como as funções das folhas na vida das plantas, caso das trocas gasosas e da fotossíntese. Após observação, os jovens irão colar as diferentes folhas separando-as e escrevendo uma legenda com as respetivas características. No laboratório, poderão separar a clorofila de outros pigmentos e observar a abertura e fecho dos estomas. Para a realização desta atividade pode ser necessário visitas à zona envolvente do Aquamuseu para recolha de material biológico (folhas).