Mais um trimestre, mais um peixe: o Sável do rio Minho

03 Abril 2017

De 4 de abril a 30 de junho, o Aquamuseu do rio Minho volta a presentear os visitantes com uma alargada exposição, de caráter informativo e fotográfico, para dar a conhecer mais uma espécie. Desta vez, o Sável é o destaque.

Muito importante a nível económico, sabia que o Sável é um peixe migrador que deixa o mar para subir os rios na época da reprodução e que a construção de barreiras migratória tem sido uma das causas para a diminuição do número de população do mesmo?

A exposição “O sável e a sua pesca ao longo dos tempos no rio Minho” responde a estas curiosidades, como também dá a conhecer as suas caraterísticas, a distribuição, a pesca, o período de pesca, os termos que o rio ensina e testemunhos.

Há ainda as histórias e testemunhos que, em Vila Nova de Cerveira, os homens pescavam o sável e as mulheres encarregavam-se de o vender de porta em porta. A cabeça, as ovas e o rabo eram as menos apetecíveis, daí ter surgido o famoso Debulho de Sável.