Simpósio Ibérico regressa em 2018

08 Novembro 2016

Com a participação de cerca de 80 pessoas, a VIII edição do Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do rio Minho revelou-se um sucesso, quer pela adesão quer pela qualidade dos trabalhos apresentados.

A diversidade dos temas em análise e reflexão cativou o interesse de diversos públicos, tornando o evento mais abrangente e enriquecedor, ressalvando ainda a dinâmica e interação criada entre oradores e público, não só durante as sessões de trabalho como também nos momentos de intervalo, mantendo a partilha de conhecimentos e experiências, e a troca de contactos e parcerias.

“Temos assistido a uma grande evolução. O Simpósio nasceu com uma raiz muito popular, numa altura em que a investigação científica era escassa e, nos dias de hoje, deparamo-nos com uma diversidade de estudos e projetos já realizados e outros em curso. Acredito que tenhamos dado um pequeno contributo para mobilizar pessoas e instituições para as questões ligadas ao rio Minho”, realçou o diretor do Aquamuseu, Dr. Carlos Antunes.

Ao longo de dois dias, 4 e 5 de novembro, os temas abordados incidiram sobre o turismo, arqueologia, biologia, educação ambiental, recursos hídricos, gestão dos recursos, com a participação de investigadores, alunos, professores, pescadores, autoridades marítimas, entre outros.

Com caráter bienal, a IX edição do evento já está prometido para 2018.