Participação no I Congresso de Turismo Industrial Galicia-Norte de Portugal

28 Outubro 2016

A Fundación para la Pesca y Marisqueo - FUNDAMAR organizou, no passado dia 26 de outubro, em Vigo, o Congresso de Turismo Industrial Galicia-Norte de Portugal, e no qual o diretor do Aquamuseu do rio Minho integrou o Painel 2 dedicado às “Experiências da Indústria Viva em Turismo, Cultura e Museus”.

A participação do Aquamuseu do rio Minho integrou-se no contexto da atividade da pesca artesanal existente no rio Minho e a forma como este equipamento municipal promove a divulgação cultural associada a esta atividade, quer através do Museu das Pescas quer na dinamização iniciativas no estuário do rio Minho.

Neste congresso, a FUNDAMAR apresentou o novo produto de turismo industrial ‘Vigo Pesqueiro’, como uma ação de promoção do setor das pescas: O objetivo é o de, sob uma mesma "marca" e tendo como recurso o turismo industrial, promover o setor e o território, “porque não se conhece Vigo sem se conhecer o setor das pescas e todos os atores envolvidos (armadores, empresas de transformação, entidades associativas, estaleiros navais, centros de investigação, etc..)”.

Pela experiência e desenvolvimento de projetos científicos e de dinâmicas lúdico-pedagógicas, cativando e envolvendo o interesse de diversas faixas etárias, o Aquamuseu do rio Minho tem sido participado e dado o seu testemunho e contributo em encontros por várias regiões do país e também em Espanha.