Cerveira integra projeto educativo ‘Escola da Natureza’

24 Junho 2016

O Município de Vila Nova de Cerveira associa-se a Viana do Castelo e Esposende na criação da Escola da Natureza, projeto educativo e de conservação do ambiente que permitirá o intercâmbio de alunos dos três concelhos a partir do próximo ano letivo.

O objetivo é desenvolver um trabalho em rede através do desenvolvimento de ferramentas pedagógicas e de interpretação dos ecossistemas naturais, promovendo na comunidade escolar o respeito e valorização da biodiversidade associada aos valores naturais das áreas classificadas.

Vila Nova de Cerveira associa-se a este projeto por um conjunto de fatores, desde logo atendendo à existência do Aquamuseu do Rio Minho e o seu papel na investigação, divulgação e preservação do património natural ligado ao rio Minho, refletindo preocupações ecológicas e ambientais gerais, mas também por ter grande área pertencente à Rede Natura 2000. Da parte do município cerveirense, a equipa técnica do Aquamuseu Rio Minho ficará responsável pelo acompanhamento e desenvolvimento do projeto no concelho.

Financiada no âmbito do “Portugal 2020”, a ‘Escola da Natureza’ integra o Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e agrega o concurso “Informação e Sensibilização dos valores naturais classificados”, que pressupõe o desenvolvimento da natureza junto da coletividade jovem escolar.

Embrião do sistema de monitorização, esta escola irá decorrer ao longo do ano letivo 2016/2017 com resultados passíveis de serem utilizados em sede deste projeto e noutras iniciativas futuras.