‘Museus Fora de Portas’: Aquamuseu recebeu espetáculo multimédia

19 Maio 2016

O Cervo foi rei nos ‘Museus Fora de Portas’. A temática apresentada para a terceira edição do evento – ‘Cervo como ícone paisagístico-cultural’ - era aliciante e propícia à emotividade e enfatização de elos de ligação. E assim foi: de 14 a 18 de maio, jovens e menos jovens envolveram-se com entusiasmo nas atividades propostas.

Cerca de meio milhar de cerveirenses aderiu ao desafio lançado pela Câmara Municipal em parceria com os três museus – Aquamuseu do Rio Minho, o Museu da Bienal de Cerveira e Convento de Sampaio – para refletir e expressar as múltiplas abordagens sobre a carga cultural que a paisagem absorve, colocando especial enfoque na imponência do Cervo, da localização e da relação com o rio Minho.

No sábado à noite, 14 de maio, o destaque foi para a presença de mais de uma centena de pessoas no espetáculo multimédia “O Cervo”, integrado na beleza natural dos jardins do Aquamuseu do Rio Minho. A projeção de efeitos de luz, acompanhada ao piano por Ricardo Amorim, no violino por Miguel Laranjeira e no acordeão por Rafael Martins, conferiu dinâmica e movimento ao cervo.

O ‘Museu Fora de Portas’ visa um contacto direto entre comunidade e museus fora do espaço formal, suscitando diálogo e interação sobre o território, a cultura e a sociedade. O objetivo passa por destacar as valências museológicas do concelho e sensibilizar para a conservação e valorização do património cultural.