Dia Mundial dos Peixes Migradores assinalado no Aquamuseu

12 Maio 2016

Dia 21 de maio, o Aquamuseu do rio Minho adere à comemoração do Dia Mundial dos Peixes Migradores, com um conjunto de iniciativas que visam dar a conhecer estas espécies no rio Minho. Atividades sujeitas a inscrição.

As espécies migratórias, como o salmão, o sável, a lampreia e a enguia dependem de “rios abertos” e dos fluxos naturais dos caudais para a reprodução, alimentação e completarem o seu ciclo de vida.

Sob este tipo de informação e conhecimento, o período da manhã, entre as 10h00 e as 12h00, é dedicado a atividades com os mais jovens, até aos 16 anos, onde serão exploradas as caraterísticas de cada espécie. Os trabalhos finais poderão ser expostos no Aquamuseu. À tarde, das 15h00 às 17h00, está programado um percurso no estuário do rio Minho, com embarcação, onde se transmitirá a importância destas espécies para a região, as pressões a que estão sujeitas e a importância ecológica da sua conservação.

Mais de 1500 organizações de todos os continentes comemoraram o Dia Mundial dos Peixes Migradores. Organizada pela Fundação Mundial do Peixes Migradores, esta iniciativa global chama a atenção para a necessidade de assegurar a qualidade dos ecossistemas ao nível da conectividade fluvial, minimizando os impactos da fragmentação originada pelos obstáculos artificiais (ex. barragens). As celebrações globais começarão na Nova Zelândia e terminarão na costa oeste do continente americano.

Pelo Vale do Minho, o Aquamuseu convida a participar nas iniciativas propostas, para as quais os interessados devem efetuar inscrição através do telefone 251 708 026 ou via correio eletrónico para aquamuseu@cm-vncerveira.pt