“Fantasmas do Litoral Norte' no Aquamuseu

18 Janeiro 2016

O Aquamuseu do Rio Minho acolhe, entre 23 de Janeiro e 14 de Fevereiro, a exposição “Fantasmas do Litoral Norte", com o objetivo de sensibilizar para o problema das artes de pesca abandonadas nos oceanos, tomando como referência o Litoral Norte, área de intervenção do projeto.

Contribuindo para o aumento do Lixo Marinho, as artes de pesca causam impacte sobre a biodiversidade marinha, representando verdadeiras armadilhas para muitos animais aquáticos. Devido ao lento processo de degradação, a ação destas artes perdura no tempo…indefinidamente.

A exposição “Fantasmas do Litoral Norte" integra o projeto “Redes Fantasma: Artes de pesca abandonadas, perdidas e descartadas: contributos para a prevenção, atenuação, remediação e consciencialização de impactos no Litoral Norte”, promovido pela Câmara Municipal de Esposende e financiado pelo PROMAR.

São ainda parceiros deste projeto, entre outros, o Centro de Mergulho e Ecologia Marinha de Esposende e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.