Nuno Vieira e Brito visitou Aquamuseu do rio Minho e Convento San Payo

31 Março 2015

O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, deslocou-se, no passado domingo, a Vila Nova de Cerveira para assistir ao encerramento da exposição ‘O Trimestre da Lampreia’, e conhecer dois pontos de relevante interesse turístico local: Aquamuseu do rio Minho e Convento San Payo. Governante deixou alguns desafios para desenvolver no futuro.

Espaço público de promoção e divulgação do património cultural e natural associado ao rio Minho, o Aquamuseu do rio Minho procedeu ao encerramento de uma exposição que, ao longo de três meses, deu a conhecer a safra da lampreia. O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar elogiou o trabalho desenvolvido por este equipamento municipal com eco a nível regional, nacional e ibérico. Nuno Vieira Brito lançou ainda um repto aos responsáveis do Aquamuseu e Câmara Municipal para que apresentassem propostas no sentido de se desenvolver um centro de monitorização das espécies mais emblemáticas do rio Minho – sável, lampreia e salmão-, de modo a contribuir para uma melhor gestão de recursos, potenciando uma campanha de repovoamento destas espécies.

Acompanhado pelos membros do executivo cerveirense, o governante ainda visitou o Convento San Payo e toda a coleção particular do Mestre José Rodrigues, tomando conhecimento da recente transformação de três alas daquele convento franciscano do séc. XIII em turismo de habitação. Após obras de remodelação, desde o início desta primavera que o Convento San Payo está a aceitar reservas para as oito suites existentes, complementadas com uma cozinha ou copa em cada ala e quatro salas comuns (duas para refeições e jogos de mesa, e duas com lareira para convívio e leitura). Nuno Vieira e Brito enalteceu o espólio artístico existente e o notável equilíbrio entre modernidade e preservação da traça original conseguida na adaptação daquele espaço a turismo de habitação.