Autarquia propõe ‘Rally-Paper’ para conhecer museus em família e/ou amigos

10 Maio 2019

Pelo sexto ano consecutivo, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, o Aquamuseu do Rio Minho, o Museu da Bienal de Arte de Cerveira, o Convento de SanPayo e os Moinhos da Gávea celebram, em conjunto, o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) oferecendo três dias de atividades integradas no evento “Museus Fora de Portas”. A dinamização de um Rally Paper – “Descobre os Museus de Cerveira” – e de um Sunset são os destaques desta edição.

Associando-se à temática escolhida para 2019 - “O Papel dos Espaços Museológicos como Polos Culturais Criativos e de Mudança” -, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e os museus do concelho desafiam a comunidade em geral a aderir a um programa IN - INterativo e INovador.

A iniciativa ‘Museus Fora de Portas’ arranca, a 17 de maio, com a dinamização de ateliers artísticos no Convento de San Payo, sob orientação dos museus participantes, complementada com uma visita performativa/encenada ao Convento de SanPayo; e termina a 19 de maio com a exposição de trabalhos realizados pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira, no Aquamuseu do Rio Minho.

O destaque desta programação é a dinamização do Rally Paper – “Descobre os Museus de Cerveira”, agendado para o sábado, 18 de maio, com oferta de almoço para os participantes. Partir à descoberta dos museus cerveirenses, numa atividade dinâmica que encerra com um Sunset num cenário paisagisticamente atrativo, é o desafio lançado a famílias e/ou amigos.

Com ponto de partida às 10h00, no Aquamuseu do rio Minho, cada grupo participante recebe um QR Code de acesso a um breve questionário sobre o museu em causa, após visita guiada. Os participantes têm de percorrer um trajeto pré-definido, seguindo as instruções até à meta que será no Convento de SanPayo, por volta das 12h30, com oferta de almoço para os participantes.

De caráter gratuito, a participação na atividade do Rally Paper tem alguns requisitos obrigatórios, nomeadamente a formação de equipas de 2/5 elementos, ter viatura própria, dispor de smartphone com Internet com acesso à aplicação QR Code, com um limite máximo de seis grupos (30 elementos). Os interessados devem efetuar inscrição até dia 17 de maio, através do email cultura@cm-vncerveira.pt

Mas a comemoração cerveirense do Dia Internacional dos Museus não se fica por aqui, estando prevista uma tarde aberta à comunidade em geral, com um programa gratuito bastante sugestivo. Em pleno Convento SanPayo, assista à projeção do documentário da Vida e Obra do Mestre José Rodrigues (14h30), seguida de uma Conversa Aberta (15h00) e de um Sunset (16h00) numa paisagem única e singular de ‘arte e beleza natural’, com atrações para as crianças (insuflável, pinturas faciais e muitas surpresas).